segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Quais são os quatro estágios da Competência


A competência consciente Aprender Modelo afirma quatro estágios de aprendizagem ou de competência. Os estágios estão relacionados com a psicologia da mente de uma pessoa quando ele progride de um nível para o outro, enquanto a aquisição de uma habilidade. O Gordon Training International é conhecida por ter desenvolvido esse modelo. Ele foi inicialmente conhecido como "Os quatro estágios da aprendizagem de qualquer habilidade nova", e foi concebido por Noel Burch cerca de 30 anos atrás. O modelo de quatro estágios é também conhecido como Quatro Maslow Estágios de Competência. No entanto, ele não aparece nas obras significativas publicadas por Abraham Maslow.

Algumas pessoas acham que os quatro estágios de competência semelhantes a Johari janela, que é usado para criar auto-consciência e compreensão entre indivíduos de um grupo. A janela de Johari é também uma matriz 2x2 lidar com a auto-consciência. No entanto, os quatro estágios de acordo com competência o processo de aprendizagem. O modelo de aprendizagem consciente competência pode ser usado por funcionários de uma organização ou por pessoas em geral, para aferir-se na aquisição de novas habilidades. Vamos estudar os estágios de modelo consciente competência de aprendizagem em detalhe.

Os quatro estágios da Competência

Primeira Etapa: Incompetência Inconsciente

Nesta etapa, uma pessoa não tem conhecimento da existência de uma habilidade particular. Desde que ele não tem conhecimento da habilidade, ele não sabe sobre a sua utilidade e relevância. Nesta fase, a pessoa não sente necessidade de adquirir essa habilidade especial, e não percebe o fato de que ele não será capaz de realizá-lo porque ele é incompetente para isso. Portanto, torna-se importante fazê-lo perceber as suas deficiências e os benefícios de aprender essa habilidade. É a tarefa do instrutor ou professor para inculcar essa realização na pessoa. Uma vez que a pessoa está consciente da sua deficiência, ele estará na fase seguinte do processo de aprendizagem.

Segunda Etapa: incompetência consciente

Uma pessoa nesta fase é consciente de sua incompetência e da utilidade da habilidade especial que ele está faltando dentro Ele sabe que adquirir a habilidade vai certamente melhorar a sua eficácia nessa frente. Incapacidade da pessoa para realizar uma tarefa de habilidade específica será fazê-lo perceber a sua importância e motivá-lo a aprender. Nesta fase, a pessoa mais ou menos estima o seu nível de incompetência e descobre o quanto de esforço que ele precisa para colocar em dominar a habilidade. Ciente de seu próprio défice, ele está motivado para aprender com interesse e dedicação.

Terceira Etapa: Competência Consciente

Uma pessoa é, nesta fase, quando ele pode executar a habilidade, mas não bem o suficiente para ensinar alguém. Bastante prática é necessário para atingir o nível de competência inconsciente. A pessoa pode executar uma tarefa usando a habilidade, mas precisa lembrar os passos e pensar sobre elas. Ele não sai automaticamente nele. Portanto, a pessoa deve praticar com mais frequência, de modo que ele se torna proficiente nela. A prática irá ajudar a pessoa a passar de fase competência consciente para competência inconsciente.

Quarto Estágio: Competência Inconsciente

Nesta fase, a pessoa pode realizar o treino por conta própria. Nenhuma ajuda é necessária e que a pessoa pode executar automaticamente a habilidade. Ele fica proficiente o suficiente para executar várias tarefas ao mesmo tempo. Ensinar a habilidade de outra pessoa, agora se torna uma tarefa fácil para ele. Às vezes, a pessoa desenvolve a habilidade tão bem que ele enfrenta dificuldade em explicar como é realizado, simplesmente porque ele sai naturalmente para ele. Este é o estágio final da aprendizagem, e uma pessoa deve se esforçar para chegar a este nível para que ele possa se tornar um mestre do que de habilidade.

O "Palco Quinta sugerida": competência consciente de Incompetência Inconsciente

Esta etapa é sugerido como o quinto estágio do modelo consciente competência de aprendizagem. Significa a capacidade de uma pessoa para instilar incompetência inconsciente nos outros. Ao fazer isso, ele pode criar a vontade de aprender novas habilidades nas pessoas incompetentes.

Exemplos em que as quatro fases do modelo de aprendizagem tornam-se evidentes são a natação, dirigir, digitação, etc Quando uma pessoa não sabe dirigir e é incapaz de utilizar artes manuais, ele está na fase de incompetência inconsciente. Quando ele começa a aprender e percebe o quanto de esforço que ele precisa para colocar, ele está no nível de incompetência consciente. Praticar a condução por alguns dias torna-o capaz de lidar com as engrenagens de uma maneira melhor com um pouco de atenção, leva-o para o nível de competência consciente. Finalmente, quando ele se torna um motorista competente e facilmente muda de marcha, ele está no nível de competência inconsciente. Esta ferramenta de aprendizagem pode ser usado para inculcar falta habilidades em uma pessoa.

Organizações podem realizar o mapeamento de competências dos seus colaboradores para determinar as habilidades que eles são bons, e os que precisam para trabalhar. Dependendo disso, eles podem ter sessões com grupos de trabalhadores para dizer-lhes a importância deste modelo, e como eles podem usá-lo para o auto-aperfeiçoamento. Para além das organizações, este modelo também pode ser usado como ferramenta de aprendizagem pelos alunos, ou melhor, qualquer indivíduo que queira identificar suas idas curtas, aprender as habilidades que ele está faltando, e ganhar experiência em si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário